Os veículos começam a aprender


Quem atua como jornalista – ou é formado em – percebe que o negócio está feio. O que vem pela frente não é nada animador. Não vou repetir aqui o que todos já falam, sobre a crise da mídia. Os profissionais (jornalistas especialmente) começam a entrar em pânico. Mas há algumas saídas se houver disposição em aprender. Já falei de gestores de mídias sociais nas empresas. Agora vou para o outro lado.

Os jornalões e grande veículos de comunicação foram muito criticados pela postura que incorporaram ao adotar tardiamente a web em suas estratégias. Com as mídias sociais não foi diferente. Agora, correm atrás do prejuízo. Renovar, reciclar conceitos e metodologias em uma redação não é nada fácil. Reunir profissionais mais velhos (pouco habituados a novas tecnologias) e jovens hiperconectados não é um processo que se constrói do dia para a noite. Rodrigo Savazoni e Andre Deak sabem bem do que estou falando a partir da experiência que tiveram na EBC.

Mas, convenhamos, é melhor arriscar do que ficar esperando. E confesso que fiquei surpreso com a pesquisa que fiz rapidamente. Alguns dos principais veículos do País resolveram criar/contratar a figura do editor de mídias sociais. É interessante ver esse movimento e demonstra que pode ser um campo importante para os comunicadores nas redações.

O Estadão já tem o seu. O Terra ampliou o conceito e levou Ana Brambilla para coordenar esse modelo na América Latina. O Zero Hora também anunciou um profissional com essas características, bem como a RBS. A informação que tenho é a de que Marcela Tavares exerce função semelhante no iG. O R7 conta com uma equipe coordenada por Diego Maia. Na Veja, Rafael Sbarai é o responsável por essas iniciativas.

E você, conhece mais algum? Indique. Quem sabe dentro desse processo não seja possível construir um novo NewsCamp ou uma oficina em breve? Reunir esses profissionais para a troca de experiências seria importante e, creio, renderia ótimas conversas e ideias.

Anúncios

Um comentário em “Os veículos começam a aprender

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s