Quem cuida da marca nas redes sociais?


Para complementar o tema que direcionou os três últimos posts, queria tratar aqui de um assunto que me chamou a atenção. Por e-mail, consultei os colegas do grupo de estudos de RP Digital da Abracom antes de escrever este texto. Quantas empresas no Brasil possuem um gerente de mídias sociais – ou se permitirem o anglicismo, social media manager.

Como eu imaginava, o pessoal apontou apenas dois nomes: Roberto Loureiro, da Tecnisa e Saulo Passos, que atua pela Nokia na América Latina. Duas empresas conhecidas pela atuação que possuem na internet. Fiquei pensando se é preciso atingir o nível dessas duas companhias nos meios digitais para que a importância ao assunto seja tamanha que exija a nomeação de um executivo para isso?

Óbvio que não podemos negar que este movimento corporativo para as redes está apenas no começo, o que tenha dificultado também minha busca. Mas acho que já está mais do que na hora de pensar nisso. E quem vai cuidar dessa interação? O trabalho precisa ser feito, nem que seja terceirizando o trabalho com uma agência de comunicação. Afinal, sua marca já está nas redes, a decisão de participar ou não da conversa é da empresa.

A discussão no exterior é mais intensa. Lá fora, já há uma procura interessante por este perfil de profissional. É um novo campo para quem lida com comunicação. Certamente será preciso não só conhecer as redes sociais, mas estudá-las dia a dia. Vale a pena investir nisso.

6 thoughts on “Quem cuida da marca nas redes sociais?

  1. Fico assustado de saber que muitas empresas nao tem setor de comunicação interna e quem cuida é o RH da empresa. Saber que não há ainda o profissional que gerencia a marca nas redes sociais não me assusta tanto hehehe. A empresa que estou terceiriza tudo, até a criação de um twitter para divulgação de um grande evento será destinado aos cuidados de uma agência e posso dizer que muito bem pago.

    Mateus

  2. Mateus, tudo bem?
    Mais uma vez agradeço a presença e comentário. Realmente, ainda é muito comum o RH comandar a comunicação interna, mais até do que imaginamos. Conheço diversos casos de companhias gigantes que trabalham dessa forma. Bom saber que a empresa para a qual trabalha está entregando, ao menos, para alguém que entende desse universo. Agora, o que você entende como “bem pago”?
    Abraço

  3. No início de 2007 eu elaborei um artigo científico que falava da utilização do Orkut para monitorar a imagem corporativa, tive muita dificuldade de encontrar cases e bibliografia. No final do ano passado terminei minha graduação em Publicidade e Propaganda e fiz meu TCC sobre o mesmo tema incluindo o Orkut como ferramenta do marketing de relacionamento. Este ano publiquei um artigo com parte do TCC no congresso nacional Intercom – aqui está o link – http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2662-1.pdf. Tenho muito interesse em trabalhar com redes sociais para manutenção e avaliação da imagem de empresas, produtos e marcas. Fiquei feliz ao ler este post. Espero que as empresas se atendem para as possiblidades gratuitas da rede.

  4. Oi Larissa, tudo bem?
    Obrigado pelo tempo dispensado aqui. Estamos todos na expectativa e tentando, por alguns caminhos, mostrar as vantagens (e também as desvantagens) desse mundo virtual. Li seu material e achei bem interessante o caso da Gloss. Vale mesmo a pena compartilhar as experiências.
    Abraço

  5. Luiz, tudo bem?
    É a velha história do “vou garantir o meu e o resto que se vire”. Eu acho até que essa ponte entre uma coisa e outra não seria tão complicada. Os jovens sabem usar muito bem os canais digitais de forma pessoal, mas estão penando na aplicação deles para o lado profissional. Acho que no final das coisas, tudo se mistura, mas ainda vai levar um bom tempo.
    Valeu mais uma vez.
    Abraço

Deixe uma resposta

