Twitter, Fantástico e os bastidores da mídia


Eu já cansei de falar por aqui sobre transparência. Sempre que posso, insisto no tema. É que me parece algo ainda nebuloso, especialmente para as companhias brasileiras. O que me motivou a escrever este post foi um dos assuntos mais abordados na última semana: a reportagem sobre o Twitter produzida pelo Fantástico, da Globo. A emissora aproveito inclusive para lançar o endereço do programa também na rede social, o @showdavida.

Choveram críticas pela reportagem rasa, pelo formato, pela informação transmitida, pelo padrão. Mas acho que os posts do Marcelo Tas e do Meme de Carbono ilustram muito bem a transformação dos meios de comunicação. Ensinam que a mídia tradicional ainda apanha para entender e fazer uso dos novos meios.

E isso se reflete nas empresas. Não é algo específico dos conglomerados de comunicação. As companhias precisam entender que não conseguem mais esconder, mascarar, ludibriar os espectadores ou seus públicos. Algo com conotação negativa não se sustenta mais embaixo do tapete por muito tempo.

Por mais que neguem – e eu também sou bastante cético em relação às mídias sociais, apesar de trabalhar com elas atualmente – o cenário é outro. A informação está disponível em abundância. Seja a produzida pelos meios tradicionais, seja pelos próprios consumidores que passaram a criar conteúdos. E acho que esse é um dos principais benefícios proporcionados pelas mídias sociais. A capacidade de distribuição de algo que, talvez, jamais fosse exposto ao público é algo realmente animador.

E, querem saber o que é mais preocupante para as empresas? Não há controle sobre essa informação. Por isso eu sempre volto ao tema transparência. Sei que é algo complicado, burocrático, um negócio que envolve personalidades, egos, caráter. Mas assim será daqui para a frente e quem não se preparar certamente vai continuar dando murro em ponta de faca quando o assunto é mídia social.

2 thoughts on “Twitter, Fantástico e os bastidores da mídia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s