Carnaval


Bem, já que o blog Ócio 2007 perdeu a chance, eu acabei fazendo. Nos últimos dias vi uma série de reportagens sobre o Carnaval e, invariavelmente, todos falavam sobre samba enredo. A qualidade das músicas caiu muito nos últimos anos, aquelas letras imortalizadas não existem mais.

Acabei fazendo, então, uma brincadeira. Lembram daquela tabela de “Bingo de Reunião”, em que você preenchia cada palavra pronunciada por um participante do encontro? A minha idéia é a mesma, o “Bingo de Carnaval”. Dessa vez, porém, é só preencher a tabela cada vez que uma das palavras aparece em um samba cantado na avenida.

São tantas as palavras que consegui formar duas tabelas. Dá até para competir. É só clicar nos links abaixo e fazer o download de sua cartela:

bcarnaval12

bcarnaval21

Outra dica é do Deh Rodrigues. O gerador de samba enredo das escolas de samba. Vale a pena brincar um pouco:

COMO FAZER UM SAMBA-ENREDO?

Escolha uma ou mais opções nos tópicos abaixo e depois monte o seu próprio samba-enredo. Eu fiz o meu com as palavras em negrito.

VAMOS LÁ!!!

1)    COMO A ESCOLA CHEGOU?
Caminhei / Naveguei / Voei

2)    QUAL FOI O RUMO/CAMINHO?
Essa terra de meu Deus / Esse chão que dá o pão / Pelo mar da alegria

3)    PARA QUÊ?
Pra cantar o meu samba / Pra cantar com muito amor / Pra reviver essa história

4)    E SUA ESCOLA?
Minha escola já chegou / Minha escola está tão linda / Minha escola é minha vida

5)    PRA FALAR DE QUÊ/QUEM?
Antônio Conselheiro / Monteiro Lobato / Lampião / Joana D´arc
Literatura / Circo / Evolução / Tempos modernos / Natureza

6)    QUEM BATE FORTE?
O meu peito / Meu coração / A máquina / A emoção

7)    COMO VOCÊ “ELEVA” SEUS PENSAMENTOS?
Peço a / Imploro a / Evoco a / Tenho fé em

8)    ESCOLHA UMA ENTIDADE?
Oxalá / Olorum / Oxóssi / Ogun

9)    QUE QUALIDADE VOCÊ MAIS APRECIA NO SER HUMANO?
Paciência / Persistência / Superação / Razão

10)    QUAL O GRITO SEM SIGNIFICADO MAIS LEGAL?
Olê olá / Ilê aê / Zum zum zum / Oi ao

11)    ESCOLHA UMA “DIMENSÃO” PARA PROPAGAR UM ECO…
Cosmos / Universo / Galáxia / Mundo

12)    ESCOLHA UMA OU MAIS REFERÊNCIAS DO CARNAVAL…
Brilho / Luxo / Festa / Cantos / União / Fantasia

13)    ESCOLHA UM “POVO”…
Índios / Portugueses / Negros / Orientais / Romanos

14)    O QUE ELES FIZERAM?
Conquistaram / Desbravaram / Presentearam / Representaram / Mostraram

RESULTADO:

Caminhei
Esse chão que dá o pão
Pra cantar com muito amor
Minha escola é minha vida

Antônio Conselheiro
E a natureza
Bate forte o meu coração

Tenho fé em Oxalá
Superação, olé olá

Ecoa
Por todo o universo
Brilho e Fantasia
O índio veio mostrar

Alalaô pra vocês!

4 comentários em “Carnaval

  1. Covardia. Pois não é esta a fórmula da arte contemporânea? Um vaso sanitário, uma maçã…

    O mérito está em ter enunciado antes. Eu, ao menos, ainda não havia ouvido falar na fórmula matemática do samba enredo.

    Engraçado.

Deixe um comentário

