É preciso fazer a lição de casa


Venho, sistematicamente, publicando nesse espaço textos que tratam do trabalho de relações públicas no ambiente digital. Hoje explico o motivo. Na última edição do Newscamp, evento que ajudo a Ceila a organizar, surgiu uma discussão interessante sobre em uma oficina. Depois disso, comecei a me reunir com alguns colegas que participaram do evento em botecos para falar mais dessa bagunça toda. O negócio foi ficando mais sério e culminou com um apoio extremamente importante da Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação).

Hoje lançamos oficialmente, em um encontro promovido pela entidade com seus associados, o Grupo de Estudos de Relações Públicas Digitais. A proposta é bastante simples: debater, formar, divulgar e disseminar a cultura da gestão de comunicação corporativa a partir dos meios digitais (blogs, comunidades, recursos da chamada web 2.0, etc).

Com base no conhecimento, atuação e também muitas dúvidas do mercado, vamos trocar experiências e idéias para ajudar a formar referências e influenciar positivamente a tomada de decisão nas empresas em relação às possibilidades de se trabalhar marca, imagem e comunicação.

Inicialmente o grupo é formado por: Catarina Anderaos (Ricardo Viveiros & Associados), Ceila Santos (Desabafo de Mãe), Cely Carmo (Burson Marsteller), Claus Hansen (Imagem Corporativa), Eduardo Vasques (TV1 RP), Juliana Damasceno (Ketchum), Rodrigo Padron (LVBA Interativa), Rodrigo Pinotti (Imagem Corporativa), Sonia Penteado (TV1 RP), Thiane Loureiro (Edelman) e Wallace Baldo (Ketchum). E como não somos os donos da verdade, queremos compartilhar as idéias e dúvidas comuns a todos. Muitas outras agências, tenho certeza, vão entrar para completar a discussão.

Sim, muitos vão dizer que o mercado está pegando fogo e nós, atrasados que somos, ainda estamos pensando em reunir grupo de discussão. Mas não é bem assim. Há uma necessidade de separar o que é trabalho de agência de publicidade e o que é comunicação. Tanto que o interesse pelo tema é grande, boa parte das agências está perdida, assim como as empresas que contratam esse tipo de serviço. O setor está começando a dar sinais de boas perspectivas, mas ainda é muito cru, precisa ser entendido, explicado, trabalhado. Para ver a apresentação do Grupo, clique aqui.

11 thoughts on “É preciso fazer a lição de casa

  1. Excelente a proposta do grupo.
    Edu, sugiro ao grupo a realização de eventos na internet, é possível com o Oovoo e outras plataformas reunir pessoas de vários lugares (sei que vc deve saber disso). Mas é uma oportunidade para nós, profissionais do interior, participarmos de discussões tão importantes.

    abraços

  2. Marcia – obrigado pela visita de sempre. Já vou sugerir isso ao pessoal na próxima reunião. Realmente seria um recurso bem interessante para incorporar a participação de profissionais de outros lugares do Brasil. Valeu pela sugestão.

    Lidiane – já te inclui na lista de participantes. Foi realmente uma falha minha em não cadastrar o grupo na lista pública do Google. Obrigado

  3. Se a forma de interação no grupo permitir maior número de participantes, ai sem necessariamente ter vínculo com a ABRACOM ou com alguma agência em específico, estou aberto pra fazer divulgação do canal através do portal Mundo-RP e seus cinco mil comunicadores cadastrados, afora a comunidade no Orkut com quase dez mil membros. A idéia de vocês é ótima. Parabéns.

  4. Edu, de fato, a proposta é simples, mas eu acrescentaria que o trabalho é enorme e os desafios maiores ainda.

    Também acrescento que um dos objetivos deste grupo, do qual faço parte, é destinar boa parte dos esforços para programas de educação.

    Queremos fomentar o tema, as discussões em todo o país. Para isso, pretendemos organizar discussões virtuais para que colegas de outras regiões também possam aprender com a gente. Abs,

  5. Du, é um prazer imenso fazer parte do grupo de estudos que já nasce de uma forma aberta, plural e democrática, princípios que considero essenciais para o avanço do relacionamento necessário entre a comunicação corporativa e as mídias sociais. Parabéns pela sua liderança que tem sido crucial neste processo para nos orientar nos diversos caminhos que ainda são necessários ser descobertos para que haja difusão e troca de conhecimento. Bjkas e tem orgulho danado de vc, rapaz. Ter inicaitiva é coisa pra poucos e vc faz parte desse grupo raro no mundo que mobiliza pessoas pelo bem com. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!

  6. Pessoal, agradeço a visita e comentário de todos.

    Ceila – na verdade é um trabalho conjunto. Sou “líder” por ocasião e também pelo imenso interesse que tenho pela tema. Torço para que consigamos desenvolver um grande trabalho e formar um mercado de comunicação digital profissional e rentável para todas as partes.

    Marcia – já te mandei o convite. Recebeu? Se não, avise-me que envio novamente.

    Rodrigo Padron – muito bem lembrado. O desafio é imenso até por alguns posts que venho publicando por aqui. O número de dúvidas é muito maior que o de respostas, mas creio que um trabalho em conjunto vai ajudar a solucionar boa parte delas.

    Rodrigo Cogo – o grupo não é fechado nem restrito somente a membros da Abracom. A entidade é uma forte e importante apoiadora dessa iniciativa e tem ajudado bastante com visão, espaço para as reuniões e também experiência dentro das agências. Envie-me um e-mail que eu te mando o convite para cadastro.

    Lidiane – já te cadastrei por lá também. Obrigado pelo apoio. Foi realmente uma falha minha, o grupo não estava cadastrado no diretório central do Google. Grato pela informação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s