A difícil relação com as novas mídias


Querem entender um pouco de como é complicado para as empresas e agências de comunicação trabalharem com as novas mídias que surgiram? Quem não se lembra do caso famoso do Wal Mart? A ação da LG intitulada Safari Urbano? A encrenca entre o Estadão e os blogueiros? O caso Nike. Já falei algumas vezes sobre isso com o Rodrigo Padron.

A mais recente confusão se dá por conta de uma ação da Coca-Cola. A companhia, via agência, enviou uma pequena geladeira com um novo produto (i9) para 9 blogueiros. O BlueBus de uma nota com o título: “Coca Cola apresenta hidrotônico com açao em blogs de aluguel”. Pronto, começou a briga.

O termo blogs de aluguel gerou uma revolta entre vários deles e o BlueBus está sendo detonado por todos os meios possíveis. Até mesmo a própria Coca-Cola já enviou uma nota ao noticiário dizendo que a iniciativa não foi paga, que os blogueiros são considerados formadores de opinião importante, etc. Quem está no Twitter pode ver as discussões.

O próprio BlueBus está publicando uma seqüência de notas sobre o tema. Depois perguntam porque as empresas temem investir mais em iniciativas do gênero. Isso põe medo em qualquer marketing corporativo.

4 thoughts on “A difícil relação com as novas mídias

  1. O tema vale uma discussão profunda, com a participação de vários atores. Como muitos, penso que a mídia mainstream não está preparada para dialogar com a geração de leitores 2.0. Pesquisas mostram que adolescentes estão deixando de consumir jornais, revistas e TV aberta para se dedicarem à leitura customizada e digital. A crítica por parte de quem não entende o profundo processo de mudança pelo qual passa a nossa sociedade pode ser uma saída para disfarçar a ignorância.

  2. Oi Edu,

    Tudo bem?

    Sem querer desviar do assunto deste post, mas já desviando….eu estava lendo o seu post sobre a maior pérola de todas que foi da Intel/ BM, e comparei com algo que aconteceu essa semana, mas do ponto de vista da assessoria e gostaria de saber a sua opinião.

    Eu soltei uma nota sobre segurança para os veículos de tecnologia. Nós sabemos quando o assunto é meia boca, mas não era o caso, era de interesse geral, ainda mais por se tratar de um alerta. Alguns veículos publicaram, outros (como vcs dizem “grandes”) ignoraram. Para minha surpresa, os veículos que ignoraram a minha nota, reproduziram o MESMO conteúdo, só que vindo de uma empresa de segurança um pouco mais conhecida.

    Será que não é o mesmo tipo de discriminação que aquele caso da Intel/ Burson com os jornalistas? Porque se o que importa é a informação como disseram nos comentários daquele post, parece que não é bem assim que funciona… do contrário, os jornalistas de TI teriam publicado a nota que eu soltei três dias antes do que a da concorrência (que eu acho que nem assessoria tem no Brasil)

    E só pra deixar bem claro, a nota era totalmente igual.

    Abração

  3. O termo “blogs de aluguel” foi mais do que apropriado. Ponto para o Blue Bus. A partir do momento em que um blogueiro (ou gestor de qualquer outro veículo das chamadas novas mídias) cede seu espaço para escrever ou falar (bem ou mal) de um produto entregue por seu fabricante, ele está, sim, abrindo a porteira para um “inquilino”.

    A questão é óbvia: as empresas enviam seus produtos para essa turma com o interesse, sim, de ver alguma opinião favorável sobre o produto. Se rolar uma opinião negativa, ok, acontece. Mas de qualquer forma o produto foi citado.

    Quem escreveu bem do produto, mesmo que realmente tenha gostado, cedeu seu espaço para isso em troca do mimo. Ou seja, alugou seu espaço. E quem não escreveu nada simplesmente assumiu que quer apenas continuar participando desse oba-oba, ganhando presentinhos e participando dos mais diversos convescotes. E depois os blogueiros vêm dizer que não querem se igualar à imprensa…

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