As guerras do jornalismo


Nassif X Veja, Paulo Henrique Amorim (PHA) X Folha, PHA+ Mino Carta X iG, Fiéis da IURD X Elvira Lobato. Alguém mais? Quem será o próximo? Não queria tocar nesses assuntos tão polêmicos, afinal, este nem é o foco do Pérolas. Pensei muito antes de escrever este post. Mas não podia deixar passar em branco essa movimentação toda de jornalistas tradicionais e renomados do País que são capazes de desvendar – com um ótimo embasamento – alguns mistérios das redações.

O fato é que essas figuras da mídia andam expondo muitas práticas comuns do jornalismo brasileiro até então desconhecidas do grande público. Confesso que isso está ficando interessante. O próprio Luiz Carlos Azenha já se rebelou faz muito tempo e traz um conteúdo primoroso em seu blog.

Não estou aqui para defender um ou outro. Já tenho encrenca demais na minha vida pra dar pitaco no que não me diz respeito. Acho, porém, que daqui podemos tirar algo importante para aqueles executivos, atendidos pelas assessorias de imprensa, que só querem saber de ver notícias (positivas, claro!) na grande imprensa.

Como a mídia tradicional se isenta dessas confusões – talvez pelo fato de todos terem seus rabos presos e maracutais a acobertar, resta somente um meio para narrar os acontecimentos. Os nomes dos personagens das histórias contadas por Paulo Henrique Amorim, Elvira Lobato, Nassif, estão todos lá, na web, para quem quiser ver.

Prestem atenção que a internet tem sido – e continuará sendo – o principal canal de vazão de toda a revolta/exposição dos fatos/investigação dos jornalistas aqui citados. Acho que só a Elvira ainda não criou seu blog, mas o on-line do jornal tenta defendê-la da forma que pode. Deviam passar a usar esses exemplos no treinamento dos executivos e nos gerenciamentos de crise. Aliás, fiz essa busca muito rapidamente, caso alguém se recorde de outras boas encrencas, é só comentar.

Anúncios

Um comentário em “As guerras do jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s