Os blogs famosos… e respeitados


Nos últimos tempos, as assessorias de imprensa andam atentas aos blogueiros. Finalmente – eu diria que bem tarde – eles passaram a ser respeitados, convidados para eventos, coletivas, lançamentos de produtos. E concordo, devem ser mesmo considerados veículos de propagação de mensagens. Só não dá pra forçar a barra, algo que pode acabar ficando indigesto.Outro dia, em uma dessas minhas “palestras” para assessorias, alguém lançou a pergunta: como determinar a relevância ou importância de um blog para incluí-lo na estratégia de comunicação? Confesso que levei alguns minutos para formular a resposta.

Realmente é difícil identificar as características. Até mesmo blogs que tratam de amenidades do cotidiano conseguem boa audiência. Claro, com textos leves, definitivamente deliciosos de serem lidos. Outros partem para o escracho, enquanto muitos começam a se especializar em nichos como marketing e tecnologia.

Mas só colocar boas idéias em formato de texto não basta. É preciso freqüência na atualização, divulgação boca-a-boca, estar presente nos principais buscadores, comentar nos blogs alheios.

A verdade é que se tornaram um meio de comunicação. Têm uma comunidade – muitas vezes bastante grande e influente – nas mãos, são sim formadores de opinião (basta ver a briga com o Estadão), apesar de muitos discordarem de forma insistente dessa afirmação. Trabalham em uma espécie de rede entrelaçada de links e memes, trocam idéias, citam uns aos outros – coisa impensável para a mídia tradicional.

Caso me perguntem novamente, seguem links nos quais constam os blogs que, mesmo sem conhecer muito bem, são bastante respeitados. Dê uma olhada aí também na lista lateral que tem uma porrada. Não vou dividir por categoria, aí é acessar e verificar um por um mesmo:

Blogurinhas – coleção e figurinhas dos blogs famosos da web
Super Trunfo Blogs – lembram daquele joguinho de cartas? Pois é…

7 thoughts on “Os blogs famosos… e respeitados

  1. Nessa eu acho que você tropeçou feio, Eduardo. O fato de um blog ser famoso não significa que ele tenha alguma relevância a ponto de ser considerado um importante veículo de comunicação e começar a ser chamado para coletivas de imprensa, eventos, boca-livres etc.

    Conheço vários blogs famosos que, mesmo “cobrindo” assuntos considerados sérios, ainda precisam melhorar e muito para conquistar o mesmo grau de relevância de um veículo já consolidado. Dos blogs que eu conheço e que realmente merecem estar nesse patamar, acho que só uns dez se salvam na minha lista.

  2. E.. só para lembrar.. A Blogosfera não existe. Tentar enquadrar essa onda de popularização das ferramentas de produção e publicação como uma mera panelinha de jovens galgados às esferas mainstream é coisa de analista tosco, jornalista ingênuo e fazedores de buzz.
    O q reina é a diversificação. A fragmentação. É a revolução dos joões-ninguém.
    Nada contra a elite nerd q fez o movimento iniciar no Brasil. Mas, agora é q a coisa fica boa… qdo nem eles conseguem manter seus pedestais.

  3. Quero fazer um comentário, dar um exemplo de como as assessorias de tecnologia (começando lá de fora, como sempre) estão prestando mais atenção mesmo aos blogs e podcasts. Qdo fui a Las Vegas pela SAP fiquei mto bem impressionada com a estratégia de divulgação pra lá de antenada deles. Tinha até um estúdio só p/ os podcasters dentro da (imensa) sala de imprensa. Uma mesa só pros bloggers. Mas – inacreditavelmente – não havia nenhum blogger brasileiro. Por que? Perguntei. A resposta: porque a assessoria de imprensa brasileira não havia passado nenhum link para a diretora de comunicação. Pasmem… Daí, estou de tempos em tempos mandando vários links p/ ela ver que somos fortes nisso aí tb. Que coisa, né?? Tb não por acaso quem abriu o evento foi o mago da web 2.0 Tim O’Reilley. Por que tudo demora tanto a chegar por aqui??

  4. Alexandre: tudo certo? Mais uma vez obrigado pela visita e comentário. Então, coloquei essas duas listas que foram as que encontrei e acho que apresentam boa parte de alguns dos blogs famosos ou mais visitados. Isso não significa que respeito ou tenho admiração por todos. É mais para orientar um pouco o pessoal de assessoria que ainda não sabe sequer por onde começar. A relevância não está sobre a cobertura bem feita ou não de fatos, mas na comunidade que este blog consegue construir. Como eu disse no post, ele tem um público fiel que visita, comenta, concorda ou discorda, por mais que trate de amenidades. E creio, sim, forma opiniões. Se você for analisar friamente, a maioria consideraria blogs importantes aqueles de figuras da mídia tradicional como Nassif, Claudio Humberto e cia. O que também não é verdade, já que apenas utilizam mais um meio, além dos jornais e revistas, para propagar suas opiniões e comentários.

    Sampson: agradeço a visita. Como disse o Giba, agora é que o negócio tá ficando bom, quando nem mesmo as “estrelas blogueiras” conseguem controlar o movimento. E tem de ser algo sem controle mesmo, afinal, essa é a proposta.

    Giba: como eu disse ao Alexandre, as duas listas servem para dar um norte para as assessorias. Citei no post para avaliarem blogs que estão na lista ao lado e são tão ou mais importantes do que os das duas listas.

    Silvia: se os caras (boa parte das empresas) mal conseguem administrar e entender o trabalho das assessorias de imprensa e relações públicas, que dirá de blogs aqui no Brasil.

  5. Oi Edu,
    Complicado falar sobre blogs. Estranho muito os blogueiros que passaram a participar de coletivas e eventos bancados pelas empresas de TI e de uma hora para outra começam a desfiar elogios sem fim para a empresa.
    Existe um blog de TI que é absolutamente puxa-saco com um empresa de software e serviços. Chega a ser irritante o tamanho da puxa-saquice do distinto blogueiro. Quando escreve sobre outras empresas sempre, sempre da uma puxada, ou falando o nome da empresa ou que o produto dela e bem melhor do que o produto que esta sendo apresentado.
    Sobre a “blogsfera”, não passa de uma panelinha de blogs mais acessados que ficam se elogiando e “linkando” uns aos outros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s