Tradicional x nova


“Navigating the Media Divide: Innovating and Enabling New Business Models” (Navegando pela divisão de mídias: inovando e permitindo novos modelos de negócios): esse é o tema de uma pesquisa realizada pela área de consultoria da IBM. O relatório mostra a “tensão” entre a mídia tradicional e as novas mídias. Foi produzido com base em entrevistas com vários líderes de empresas de mídia, telecomunicações e provedores de internet.

Adivinhem só. O estudo diz que novas formas de mídia crescerão a uma taxa anual de 23% nos próximos quatro anos, quase cinco vezes a das empresas de mídia tradicionais. O relatório também estima que a indústria da música deve perder entre 90 e 160 bilhões de dólares em sua transição para conteúdo digital. Ainda de acordo com o material, as implicações futuras serão ainda maiores para a televisão e filmes se as companhias não navegarem sistematicamente pelas divisões de mídias.

Segundo Manzar Feres, líder do setor de comunicações da IBM Brasil e América Latina, o momento é agora para arriscar e fazer mudanças, antes que seja tarde. Só quero ver como ele vai convencer esse povo das antigas a correr riscos e inovar. Estão sentados em seus tronos construídos de cristal, não querem apostar. Ainda não descobri se por falta de vontade, aversão ou por pura ausência de conhecimento e tato para lidar com esses novos meios, assim como o Estadão foi penalizado pelos blogueiros por sua nova campanha. Falta orientação e falta crença. Será preciso a IBM avisar?

O release da pesquisa pode ser encontrado aqui. Nele há também 10 recomendações para ajudar as empresas a se mexerem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s