Inversão dos papéis


A mídia tradicional em papel sempre foi bastante criticada por não conseguir criar uma estratégia diferente para seus produtos na internet. De modo geral, apenas transportam o que estava impresso para os bites, sem criatividade, interação, entre outros recursos que a rede permite utilizar.

As coisas começam a mudar e alguns dos veículos já deram passos importantes e mudaram suas rotas na internet. O problema é que tem assessoria achando que o inverso vai acontecer, ou seja, que o material produzido e publicado na web vai para o papel. Ao analisar friamente, até seria possível. Um furo conseguido por um site pode servir como base para uma boa pauta analítica em uma revista.

Mas com um simples release, isso jamais aconteceria, certo? Errado. Tem gente que acredita nessa inversão. O Marcão recebeu há pouco uma ligação de uma assessora que viu a nota de seu cliente publicado no site. Queria saber se isso sairia também na edição impressa. O pior é que isso não aconteceu só dessa vez. Ela deve ser a quarta ou quinta assessora que já passou pela redação com a mesma questão.

Como podem pensar dessa forma em 2007? O que se passa na cabeça dessas pessoas para imaginarem que um release simples, sem grandes novidades, seria publicado na versão em papel? Façam-me o favor!

Anúncios

6 comentários em “Inversão dos papéis

  1. Olá, Edu. Esperar que um press release seja impresso é querer “matar” a publicação. O jornalista tem que cumprir seu papel de apuração e isenção. Além disso, a internet é uma mídia fundamental – tem gente que só absorve conteúdo desta mídia.

  2. Oi Eduardo,
    Sou assessora e acho a internet mais que fundamental, fico muito feliz a cada menção a um cliente que atendo. O pior é que “de cima” a mentalidade é essa: se não está impresso, não valeu.
    Não sei se é a síndrome do palpável dos mais antigos, só espero que não demore pra passar.
    Lemos seu blog todo dia na assessoria – isto é, quando o feed manda um post novo – já virou um guia.
    Abs

  3. Giba, tenha certeza, esse executivo é uma grande exceção. No geral, os caras literalmente ignoram a internet. Os assessores podem muito bem comprovar essa tese, conforme fez a Lilibug neste mesmo post.

    Como disse em conversa com uma amiga, também assessora, acho fundamental o papel das agências de comunicação no desenvolvimento de cultura de internet em seus clientes. Algumas grandes já estão fazendo um trabalho de monitoramento web, mas são poucos ainda os clientes que apostam e compram esse tipo de serviços.

    É o velho e bom choque de gerações, acentuado porém por um meio extremamente ágil e com uma infinidade de recursos. Na maioria dos casos, os executivos do alto escalão continuam tendo olhos somente para as Gazetas e Valores da vida.

    Abraço e obrigado pelos comentários!

  4. Edu,

    Acontece muito com isso. Na revista em que trabalhei anteriormente, uma assessora chegou a ficar brava comigo e me ligar cobrando uma posição da revista, já que a pauta que eu tinha feito pro online, exclusiva, era desenhada para sair numa revista impressa.

    Primeiro, até onde eu sei, quem define a pauta é o veículo, não a sugestão da assessoria. E, pior ainda, é você se dedicar a um texto bacana para o online e uma pessoa desdenhar o seu trabalho.

    Se é pressão do cliente, sinceramente, o problema não é meu. Se ela tomou uma carcada do cara que queria a foto dele na capa de uma revista que nem dá foto em capa, azar. Engula seco e não queria distribuir a nabada do cliente ignorante com outros.

    Vale a pena conhecer o veículo bem antes de sugerir qualquer coisa. E, sério, exigir pra qual meio a pauta vai é um atestado de ignorância..

    abraço,

    Ps. Tira essa foto horrorosa do seu perfil, seu jabazeiro!

  5. Olá Edu,

    Título estranho “Inversão de papéis”, até parece um “serviço extra” que garota de programa pode fazer.

    Olha que de puta eu não entendo, mas dos filhos delas isso sim, falo com um monte deles todos os dias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s