Distante… do manual de redação


É impressionante como o povo anda preguiçoso para dar uma olhadinha nos manuais de redação. Esse deve ser o 15º release que recebo com erro de utilização da palavra “a distância”. Ok, não sou professor de português. Longe disso. Mas não custa nada parar cinco segundos e procurar no dicionário ou manual de redação. Sem contar que é uma das regras mais ridículas. A crase só é utilizada quando a distância está determinada.

Serviço de socorro domiciliar à distância chega ao Brasil

Anúncios

7 comentários em “Distante… do manual de redação

  1. Também sofro com a crase, mas nesse caso, o “serviço de socorro domiciliar” é um nome, e por isso não exige complemento, sendo assim, não deveria ter crase. Certo?
    Um abraço.

  2. Esta crase é polêmica, Edu. Uma simples busca no Google mostra diferentes posicionamentos de pessoas que se dizem professores. Lembro que trabalhava numa empresa que desenvolvida EaD e eles chegaram a consultar diversas fontes, inclusive a ABL, mas não chegaram a uma definição.

  3. Geralmente, o uso da crase nunca é um problema para mim. E finalmente encontro mais alguém, além da minha namorada, que sabe quando usar ou não a crase em “a distância”. Valeu, Eduardo!

  4. Eis meus 2 centavos de opinião. Crase vem da combinação de preposição “a” e do artigo definido “a” – e isso não se discute. Antigamente se ensinava que, pra saber se cabia crase, bastava mudar o gênero da palavra, de feminino pra masculino. Se o duvidoso “a” virasse “ao”, então o correto seria “à”. No caso da distância, os manuais falam mesmo nessa tal regra da determinação. Mas ela é uma simplificação. Se vc escrever “o disco foi lançado a uma distância de 10 metros”, não cabe crase porque a preposição “a” aparece ao lado do artigo indefinido “uma”. É mais ou menos isso!!!

  5. oi Edu, concordo com o Victor. “Serviço de socorro domiciliar a distância” é sem crase. assim como educação a distância também é sem crase.

    Quando a distância não for determinada, nao há crase: A polícia ficou a distância. / O navio estava a distância.

    Quando se define a distância, existe crase: O navio estava à distância de 500 metros do cais. / A polícia ficou à distância de seis metros dos manifestantes.

    Aprendi assim com todos os professores do Senac, fazendo a News de educação a distância do Senac-SP.
    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s