Mercado de estagiários


Participo de um daqueles grupos por e-mail sobre empregos para jornalistas. Fiquei até surpreso nos primeiros dias em que recebia as ofertas. Eram cerca de 10, até 12 por dia. Mas, olhando com calma, percebi que o mercado hoje é formado por estagiários. De cada 10 vagas, 9 são para estagiários. Aí entendo porque o Pérolas anda cada vez mais ativo. O pessoal coloca os novatos para realizarem trabalhos como profissionais formados e experientes. Então, só sai cagada.

E entendam, não sou contra isso, sou contra só contratarem estagiários. Entendo que deva haver espaço para todos começarem de alguma forma. Mas é espantoso como só se contrata estagiário hoje. Óbvio, paga-se menos, exige-se muito e o cara ainda tem garra, quer entrar na área, dar início em sua carreira, não vai largar por qualquer coisa. O futuro do jornalismo está cada dia mais sombrio.

Anúncios

4 comentários em “Mercado de estagiários

  1. Na arquitetura também é assim. E tem muito profissional formado aceitando trabalhar por preço de estagiário. Paga-se cada vez menos, e exige-se cada vez mais. Só que tem esse coisa: você acaba recebendo o trabalho pelo qual está pagando, né? Quer pagar pouco: Sacrifica-se a qualidade…

  2. concordo com tudo que vc. disse… Mas o fato é: Existe alguem errado? Empresas capistalistas, que querem diminuir o custo e aumentar os lucros? Estagiarios que buscam o seu lugar na empresa, que dão gás? Ou o proprio governo que incentiva tal prática? Fato é que sempre se viveu isso, hoje muito mais do que antes. Muito bem observado esse post. Abraços !

  3. claro que apesar de ser mesmo proporcional, é preciso considerar que as vagas melhores não costumam circular pelo mercado dessa forma… em geral, se chamam poucas pessoas e rapidamente a vaga é preenchida, normalmente por alguém conhecido e muito bem indicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s