Relação melhor


Não me recordo se já publiquei esse treco. Enfim, estou ficando louco também. Mas acho que vale a pena relembrar e discutir o assunto.

O instituto de pesquisas da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) coordenou, no final do ano passado, uma pesquisa inédita sobre o enfraquecimento da barreira que separa profissionais das redações e assessores de comunicação. Encomendada pela Revista Imprensa, em parceria com o Maxpress, e aplicada pelo Instituto Francischini, a pesquisa ouviu 405 jornalistas em todo o Brasil e revelou que o relacionamento entre os dois pólos está cada vez melhor.

O cenário nas redações explica o parte deste resultado. Uma vez que as equipes de jornalistas estão cada vez menores, com prazos mais curtos e sem recursos para uma boa apuração dos fatos, o assessor de imprensa acaba se tornando parceiro-chave para solucionar o problema da busca rápida e de qualidade pela informação. Segundo a pesquisa, 66% dos jornalistas entrevistados avaliam que as assessorias de comunicação são éticas no tratamento com a imprensa. Os dados apontam ainda que 42% dos jornalistas acreditam que o assessor de imprensa ajuda muito no desempenho com a mídia e 41% afirmam que ele ajuda.

O levantamento também abordou a relação entre jornalistas e relações públicas, e revelou que 77% dos entrevistados confiam mais nos jornalistas para o comando de uma assessoria de imprensa, contra 13% dos RPs e 2% dos publicitários. Confiabilidade foi outro quesito no qual os jornalistas ficaram na liderança com 79% dos votos, contra 8% dos RPs.

A pesquisa foi elaborada a partir do cadastro de jornalistas de economia e política da base de dados do Maxpress e foi feita por telefone entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro de 2005. A margem de erro para os resultados nacionais é de 5%, para mais ou para menos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s