Algumas considerações


Olá pessoal, estou de volta depois de dois dias sem conexão. Vi que os dois posts abaixo geraram bastante polêmica e queria fazer algumas colocações a respeito:

* Eu não estive presente na coletiva, por esse motivo, coloquei o relato de outros aqui. Faria da mesma forma se tivesse ocorrido comigo;
* Como viram, fui procurar o outro lado e publiquei também a resposta da assessoria;
* Os jornalistas trabalham e muito, da mesma forma faz o assessor. Esse segundo, se bobear e tenho quase certeza, rala muito mais. Alguém criticou que os profissionais de redação não tinham o que fazer e por isso ficaram o dia inteiro comentando. Não deixa de ser uma atitude infantil. A proposta do blog é gerar a discussão e promover a harmonia entre redação e assessoria, falar sobre a profissão e seus meandros, não detonar um ou outro, mas estimular a melhoria dessa interação. Hoje um não vive sem o trabalho do outro. O objetivo é mostrar alguns fatos que incomodam as redações e vice-versa, como já coloquei queixas e críticas de assessoras e sei que existem jornalistas bem arrogantes e prepotentes (aliás, bastante). O espaço é livre e o que quero é exatamente isso que aconteceu, impulsionar a discussão, encontrar falhas para que possamos corrigir – dos dois lados;
* Já trabalhei em assessoria e conheço os trâmites. Criei o blog exatamente para mostrar que alguns processos e procedimentos não deveriam fazer parte da rotina das agências. Não concordo com uma série de atitudes, assim como não concordo com uma série de ações e comportamentos das redações;
* Além disso, estaria disposto a voltar para assessoria. Nunca me neguei a trabalhar em uma a não ser por questões salariais, ou seja, para que eu saia daqui, a proposta precisa ser interessante e compensadora. Pagando bem, vou embora;
* Não tenho essa de ego, ao contrário. Quem me conhece sabe que sou “lixão” e não me recordo, em hipóteses alguma, de ter tratado algum assessor mal. Mesmo que esse já tenha pisado na bola comigo – e isso já aconteceu diversas vezes. Nem por isso também deixei de atendê-lo ou de trabalhar com informações sobre a empresa para a qual ele presta serviços;
* Como disse minha amiga Ceila, a diferenciação acontece e vai continuar acontecendo, ninguém é ingênuo de achar que não. Por essa razão estamos comentando e colocando pontos de vista. Porque não concordamos com essa atitude. É falta de visão de boa parte das empresas, de seus executivos e das assessorias – que deveriam sugerir e tentar mostrar que o atendimento e a oferta de informações deveria ser igual para todos. Mas o jogo ainda é esse e as discussões estão aí para tentar mudar. Conheço assessores que atendem todo e qualquer jornalista, independente do veículo, da mesma forma. Porém, posso contá-los nos dedos.
* Bem, estou enroladão hoje com algumas entrevistas. Continuem a discussão. Caso eu lembre de mais alguma coisa, volto a publicar aqui.

9 comentários em “Algumas considerações

  1. Gente, na buena, sem levar para o pessoal e ofensivo. A discussão aqui é profissional. Não estou aqui para defender ninguém, mas se ela tem um blog para falar da vida, não temos nada a ver com isso.

  2. Edu, o blogger tem uma opção para não permitir comentários anônimos, não? Seria legal habilitá-la, para saber quem é quem.

  3. eu sai da discussão assim que os anonimos começaram a pipoca. O blog da Alessandra é pessoal e não vejo problema no que está comentado. Agora levar para o lado pessoal é ridículo, sinceramente.

  4. Concordo com todos acima, levar para o lado pessoal e ridiculo. O pior e ficar se escondendo pelo anonimato.
    Com certeza tem muita dor de cotovelo, apesar de todo ocorrido, e uma assessoria grande, com contas grandes e vamos continuar nos falando.
    AGORA LEVAR PARA O PESSOAL É UMA TREMENDA PALHAÇADA.
    Edu, não sei se adiantaria tirar o anonimo, a pessoa pode colocar qualquer nome no post.
    Infelizmente a coisa desgringolou para outro lado.

  5. Não que explique ou justifique… Mas vamos combinar que uma publicação que manda para uma coletiva um jornalista que nem é jornalista, que publica matérias de um jornalista que não é jornalista e que tem entre seus jornalistas esse mesmo jornalista que não é jornalista e que fica pagando de jornalista-gatinho por todos os cantos da internet tb não tem moral de ficar criticando quem faz as coisas erradas, né?

Deixe um comentário

