Adeus centimetragem por coluna


O dia que eu for diretor de comunicação – ou responsável pela contratação de uma agência em uma companhia – as assessorias estão perdidas. Sempre achei o cálculo de centimetragem por coluna uma besteira. Comparar espaço de matéria com espaço de anúncio nunca fez o menor sentido, apesar de ser o único – ou o mais usado – modelo de mensuração de resultados. Alguém já pensou em algo diferente? Descobri que a CDN está oferecendo uma nova fórmula para medir o impacto econômico das notícias sobre a imagem das empresas. Não conheço o sistema, não testei, mas quem quiser saber como funciona, clique aqui. Se não me engano, a RMA também tem alguma coisa semelhante. Mais sugestões? Então colabore e comente!

Anúncios

4 comentários em “Adeus centimetragem por coluna

  1. Este cálculo é mesmo simplista e irreal, mas nem todos trabalham mais assim.
    A LVBA e a H&K são também duas assessorias com outros meios de medir resultado.
    Confesso que até hoje não me deparei com o meio ideal, mas centimetragem deveria ser banido!

  2. Olá João, tudo bem?
    Agradeço a visita e comentário. Fiquei surpreso em saber que duas outras assessorias trabalham com modelo diferenciado. Espero que as demais sigam o caminho e alguém, um dia, tenha a brilhante idéia de eliminar de vez a centimetragem!
    Grande abraço
    Edu

  3. Já vi cada coisa, principalmente release de assessor de candidato a prefeito. Nas últimas eleições municipais, recebi um release antecedido pela seguinte frase: “Lembrem-se colegas de não puxarem sardinha para nenhum lado. Olha a ética!”…
    Dá ´pra acreditar?
    Abraço!

  4. Tem coisa pior. Muitas assessorias vendem o serviço como uma alternativa mais barata à publicidade. Como se uma coisa tivesse a ver com a outra, ou uma coisa pudesse substituir a outra. Em relação a mensuração de impacto de uma notícia na imprensa, a Máquina da Notícia tem um serviço de auditoria de imagem muito bem feito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s