Coletiva mico


Hoje fui em uma coletiva de uma empresa grande. Portanto, jornalistas das áreas de negócios, economia, entre outros estavam presentes. Eu até fui empolgado para ver do que se tratava, o que tinham de bom para anunciar, etc.

Ao longo da coletiva – daquelas com apresentações bem chatas e técnicas – desencanei total com uma frase. Ao sentir que os jornalistas estavam ficando irritados com a falta de respostas para perguntas sobre faturamento e expectativa de negócios um dos executivos soltou a pérola do dia: “Veja bem, fomos orientados que as perguntas seriam técnicas, não temos essas informações e a operação é muito recente.”

Mais uma que vou analisar

– Erro da assessoria1: ficou queimada porque os executivos jogaram a responsabilidade pela falta de respostas e má orientação nela;

– Erro da assessoria 2: se não há informação para divulgar, para que presta uma coletiva de imprensa, tirar os jornalistas da redação – aliás, o evento começou às 10h30 e terminou 15h30 – fazê-los perder um tempo precioso para não levar matéria?

– Erro da assessoria 3: estamos vivendo no mundo digital (inclusive essa foi a frase de um dos executivos) e, como já citado, o tempo é precioso. Então, o que levaria a assessoria a colocar no cd com material de divulgação somente as fotos dos produtos e não o release? Isso ajudaria a poupar um tempinho com determinadas informações;

– Descontentamento geral de quem compareceu – alguns jornalistas saíram tirando sarro ou muito putos da coletiva;

– Azar do executivo se não foi preparado para a coletiva, afinal, é obrigação dele saber, ao menos, poucas informações sobre o negócio. O que ele está fazendo lá então? Os jornalistas se dispuseram a sair das redações mesmo com muita coisa pra fazer, apareceram dispostos a sair com uma boa matéria, etc, etc, etc…

– Daria pra colocar mais coisas, mas paro aqui.

Anúncios

Um comentário em “Coletiva mico

  1. Oi Edu tudo bem?
    Lá vou eu defender a minha classe aqui…
    Você já trabalhou em alguma assessoria de imprensa?
    Se sim, deve saber que por mais orientação que a gente dê para evitar coletivas e com os argumentos de que as redações são enxutas, que o material pode ser distribuido via email e algumas one on ones facilitariam a divulgação, o cliente cisma que quer coletiva e ponto final. Aí não tem jeito. Ou você faz, ou vc é mandado embora. E como vc deve saber, emprego não está fácil por aí…Portanto, na minha humilde opinião (afinal adoro este blog justamente pq aprendo com ele e vc me dá liberdade de opinar) acho que vc foi severo demais com a assessoria da tal empresa.
    Um gde abraço

    ps – vc nem foi no almoço de final de ano do meu cliente na terça…buáaaaaaaaaaaaa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s