Sem noção – parte 1 Confira o texto escrito po…


Sem noção – parte 1

Confira o texto escrito por Paulo Rebêlo e publicado no Webinsider:

05/11/2003

Jornalistas sofrem com assessorias sem noção

Netiqueta: assessorias de imprensa não pensam duas vezes antes de enviar releases com anexos de até 3Mb para todos os jornalistas que conhecem, não importa a especialização.

Paulo Rebêlo

É imperdoável a quantidade de assessorias de imprensa sem a menor noção de como usar a internet para melhorar o próprio trabalho. Uma humilde sugestão: ou se aprende o mínimo ou simplesmente não se usa.

Até outro dia, release era um negócio para ajudar na apuração do repórter, para divulgar uma novidade, lançamento, produto. Pois mudaram a função social do release, ao menos na internet. Hoje, muito release é produzido para:

1) Entupir caixa postal;

2) Congestionar servidores;

3) Aumentar o spam;

4) Fomentar inimizades entre repórter e assessor.

Óbvio e ululante que não se trata de todas as assessorias de imprensa, e sim das assessorias sem noção – para usar a gíria do momento.

Entupir caixa postal

Nem todas as redações são ricas e maravilhosas como as assessorias sem noção. Nem todas as redações trabalham com computadores de última geração, com conexões banda larga, com servidores de e-mail ultra-modernos e com caixa postal de e-mail com tamanho ilimitado. Em geral, é justamente o contrário.

Não sei quem foi o “bom” samaritano a dizer às assessorias que repórter quer receber, no e-mail, o release junto com fotos e imagens em altíssima resolução, às vezes com 2 Mb. Não é exagero. São arquivos que variam entre 300 kb a 3 Mb. Às vezes, vários e-mails seguidos com imagens anexadas.

Uma conta de Hotmail tem limitação interna de 2 Mb. O mesmo vale para outros serviços gratuitos, como BOL. Uma conta-padrão de empresa de hospedagem, em geral, fica mais ou menos limitada em 5 Mb. Já vi empresas que, devido ao grande número de contas de e-mail para funcionários, precisa limitar em 1 Mb a 2 Mb por conta. Quer dizer, basta que dois assessores sem noção enviem material com arquivos anexos para entupir tudo.

Após pedidos clementes, algumas assessoria até deixam de enviar. Enquanto outras, por mais que a gente peça, não cancelam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s